Turquia: Paremos o Ciclo de Violência

 

"Para enfrentar a violência e as violações de direitos humanos na Turquia, particularmente nas regiões do Leste da Turquia impactado pela guerra entre o governo turco e o PKK, os governos europeus não deveriam olhar para o outro lado por mais tempo."

A Internacional de Resistentes à Guerra lança uma petição online para a Alta Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini, para exigir da UE atuação diante da situação atual de violência que está se intensificando na Turquia.

Apoie a nossa petição à União Europeia aqui (Inglês - ver abaixo a petição em Português)

Antecedentes

Em agosto de 2015 foi retomado o violento conflito entre o governo turco e os grupos curdos, depois do cancelamento do processo de paz pelo presidente Erdoğan. Os primeiros resultados do processo de paz existente foram destruídos. A população civil é a vítima. O exército turco está usando tanques e armamento pesado de forma arbitrária sem prestar atenção à segurança da população civil. Foram bombardeadas partes de cidades. Ocorreram centenas de mortes de ambos os lados, toque de recolher em cidades e regiões majoritariamente povoadas por curdos, que têm durado semanas, além de graves violações de diretos humanos que conduziram a uma crise humanitária. Ainda, a Turquia está bombardeando regiões curdas na Síria. A crise humanitária deverá piorar nas próximas semanas, a não ser que paremos a violência.

Os governos europeus permanecem calados; esperam que o governo turco impeça que os refugiados cheguem até a União Europeia e feche as fronteiras externas. Tampouco querem incomodar a Turquia, que continua sendo uma base importante da OTAN em sua guerra contra Daesh na Síria, e o Iraque. Com esta política, os governos europeus arriscam uma nova tragédia com mais refugiados.

Kati Piri, a relatora do Parlamento Europeu para Turquia, visitou Diyarbakır em fevereiro de 2016 e disse: “Estima-se que no Sudeste da Turquia aproximadamente 400 mil pessoas tenham tido que abandonar seus lares devido aos duros combates e toques de recolher, que em algumas cidades têm durado mais de dois meses.” Kati Piri está instando a UE a se comprometer ativamente na chamada a um cessar fogo e na retomada do processo de paz (turco-curdo).

A Petição

Prezada Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança:

Para enfrentar a violência e as violações aos direitos humanos na Turquia, particularmente nas regiões do Leste desse país afetadas pela guerra entre o governo e o PKK, os políticos europeus não deveriam olhar para o outro lado por mais tempo. Pedimos a você:

  • Inste as partes do conflito, especialmente o governo turco e o PKK, a um cessar fogo imediato e à retomada das negociações de paz;

  • Inste o governo turco a agir de acordo com todos os tratados internacionais sobre Direitos Humanos assinados pela Turquia, e principalmente, a se abster de implicar a população civil no conflito;

  • Detenha o comércio de armas na região;

  • Use todos os meios possíveis, incluindo a União Europeia, a OSCE e o Conselho da Europa, para promover a proteção dos Direitos Humanos de toda a cidadania da Turquia e das pessoas refugiadas que estão atualmente na Turquia, e a retomada do processo de paz.

  • Envolver a OSCE e o envio de uma missão de observadores à Turquia.

Assine aqui a petição.